domingo, 31 de maio de 2015

A UNICEF e os Direitos das Crianças e dos Adolescentes

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia alimentos e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. 
Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever?
E que também viviam em péssimas condições de saúde?
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. 
Foi assim que nasceu a UNICEF.


O que é?

A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.
A UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.

O que faz?

A UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos setores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Atualmente, trabalha em 158 países de todo o mundo.





Lembras-te da nossa campanha do laço azul?
Também nós contribuímos um pouco para sensibilizar sobre os direitos da criança, contra os maus tratos e contra a discriminação.

Apresentamos um dos vídeos editado  pela Unicef,  sensibilizando o Mundo para a proteção dos direitos inalienáveis das crianças e dos adolescentes:

Para acederes ao vídeo clica imagem:










Esta organização, em conjunto com outros parceiros, também lançaram  uma nova canção, interpretada por um coro de crianças italianas, chamada "I can believe" (Eu posso 
acreditar).


Neste dia, aqui fica esta canção deliciosa com uma mensagem rica e profunda…
Convidamos-te a ouvir a música e a refletir…
Lançamos um desafio:
Depois de veres o vídeo e ouvires a canção … usa a tua imaginação para dizeres o que sentes numa frase, num texto, num poema, num desenho…
Partilha, simplesmente…
Clica na imagem para acederes à canção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário