terça-feira, 22 de março de 2016

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março.



O Dia Mundial da Poesia foi criado na 30.ª Conferência Geral da Unesco a 16 de novembro de 1999, e visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.

Para lembrar este Dia tão relevante, que celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação, deixamos aqui uma  Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO:

“Shakespeare, que morreu há 400 anos, escreveu em “Sonho de uma noite de verão” que: O olho do poeta, no frenesi, o faz olhar do céu à terra, da terra ao céu. E como a imaginação corporifica as formas de coisas desconhecidas, a pena do poeta as transforma em formas e dá ao nada uma habitação e um nome .

Ao prestar homenagem aos homens e mulheres cujo único instrumento é a liberdade de expressão, que imaginam e agem, a UNESCO reconhece na poesia o seu valor como um símbolo da criatividade do espírito humano. Ao dar forma e palavras ao que não as tem – como a beleza insondável que nos rodeia, o imenso sofrimento e miséria do mundo – a poesia contribui para a expansão da nossa humanidade comum, ajudando a aumentar a sua força, sua solidariedade e sua autoconsciência.
As vozes que carregam a poesia ajudam a promover a diversidade linguística e a liberdade de expressão. Elas participam do esforço mundial para a educação artística e a disseminação da cultura. A primeira palavra de um poema, por vezes, é suficiente para recuperar a confiança em face da adversidade, para encontrar o caminho da esperança em face da barbárie. Na era da automação e do imediatismo da vida moderna, a poesia também abre um espaço para a liberdade e a aventura inerentes à dignidade humana (...). 
Hoje, eu aplaudo os profissionais, atores, contadores de histórias e todas aquelas vozes anónimas comprometidas com e por meio da poesia, realizando leituras nas sombras ou nos holofotes, em jardins ou nas ruas. Clamo a todos os Estados-membros para que apoiem este esforço poético, que tem o poder de nos unir, independentemente da origem ou da crença, pelo que é a própria essência da humanidade. (...)"
Fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/

Lembramos que a  história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Florbela Espanca, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.

Hoje, damos a conhecer o poeta português Ruy Belo que, apesar do curto período de atividade literária, se tornou  um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX, tendo as suas obras sido reeditadas diversas vezes.


E  TUDO  ERA  POSSÍVEL

Na minha juventude antes de ter saído
da casa de meus pais disposto a viajar
eu conhecia já o rebentar do mar
das páginas dos livros que já tinha lido

Chegava o mês de maio era tudo florido
o rolo das manhãs punha-se a circular
e era só ouvir o sonhador falar
da vida como se ela houvesse acontecido

E tudo se passava numa outra vida
e havia para as coisas sempre uma saída
Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer

Só sei que tinha o poder duma criança
entre as coisas e mim havia vizinhança
e tudo era possível era só querer

Ruy Belo, Homem de Palavra[s]
Lisboa, Editorial Presença, 1999 (5.ª ed.)


sábado, 19 de março de 2016

Dia do Pai


Sabias que...
O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de março. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica (marido de Maria, mãe de Jesus Cristo).
A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.

Origem do Dia do Pai
Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai:

1. A instauração do Dia do Pai teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909. Sonora Luise, filha de um militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. A festa foi ficando conhecida em todo o país e em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.


2. Na Babilónia, em 2000 A.C. um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.


Dia do pai


domingo, 13 de março de 2016

Sugestão de leitura: O rim artificial - Uma história de afetos

Para esta semana,  sugerimos  a obra: " O rim artificial - Uma história de afetos", de Margarida Negrais e Lévi Guerra, ilustrada por  José Emídio.
Esta obra merece uma atenção especial, pois é muito importante os nossos jovens terem a oportunidade de conhecer outras realidades, valorizando tanto a medicina como o número incalculável de doentes salvos por si, merecendo, por isso, uma reverência especial.



Sinopse:

Este livro apresenta um diálogo entre um jovem insuficiente renal crónico, Roque, mantido anos em diálise até receber um transplante, e o Rim artificial, humanizado (a Máquina Rute), personalização da Ciência que o construiu, representando uma das grandes vitórias da Medicina no século passado. De forma atrativa, o diálogo desenvolve-se com uma expressividade natural, próxima da singeleza da oralidade entre dois amigos, sendo que um deles se apresenta grato ao outro, que lhe salvou a vida.

Este livro foi, simpaticamente, oferecido à nossa biblioteca pela equipa de pediatras, no Dia Mundial do rim.

A equipa da biblioteca agradece!

Dia Mundial do Rim - Agir cedo para prevenir

No passado dia 10 de março foi o Dia Mundial do Rim.

Este dia visa sensibilizar para a importância dos nossos rins,  da nossa saúde em geral, e para reduzir a frequência e o impacto da doença renal e os  seus problemas associados.


Desde crianças devemos aprender a cuidar dos nossos rins e, para nos ajudar, tivemos  na nossa biblioteca uma equipa de pediatras que nos informou e esclareceu sobre a temática.
De uma forma divertida, mas muito séria, foi apresentado um  PPT informativo e foram distribuídos panfletos e crachás: "Eu gosto dos meus rins".



Percebemos a  importância dos rins para o funcionamento do nosso organismo.


Fizemos a experiência de como os rins filtram o sangue, retirando as impurezas do nosso organismo.
Quando os rins deixam de funcionar, a hemodiálise surge como uma opção de tratamento.



Percebemos que o que comemos e bebemos tem muita importância na saúde dos nossos rins:


- Devemos beber 1 a 1,5 litros de água por dia.
Quando bebemos água, os rins trabalham melhor e ficam satisfeitos!



- Devemos ingerir alimentos frescos (os alimentos frescos e cozinhados em casa são mais saudáveis).
É muito importante comer muita fruta e vegetais.


- Devemos evitar o sal.
Quando comemos alimentos salgados, os rins têm de trabalhar muito mais.


- Devemos evitar as gorduras e os açucares.



- Devemos brincar muito e fazer desporto.


- Devemos tirar partido das atividades ao ar livre.


MANTÉM OS TEUS RINS SAUDÁVEIS!


Fonte: http//www.wordkidneyday.org/

Apresentação do Projeto:"Um mar de histórias e histórias do mar"


No passado dia 3 de março,  iniciámos as atividades do projeto  "Um mar de histórias e histórias do mar", envolvendo as turmas do jardim de infância, do 1.º, 2.º, 4.º e 5.º ano da Escola Básica de Santiago Maior.





A apresentação, intitulada "À descoberta dos oceanos", sensibiliza os alunos para a importância do oceano, para a sua imensa diversidade de vida e de ecossistemas e para a necessidade de o protegermos,  pois ele sustenta a vida na terra e contribui para a sustentabiblidade. 










O Oceano tem sido desde sempre fonte de inspiração, recreação e descoberta. Constitui também um elemento importante na herança de muitas culturas.



Este  projeto , permitirá aos alunos desenvolverem a sua componente imaginária e expressiva através da descoberta de textos relacionados com o mar, da articulação curricular, numa abordagem de conteúdos das diferentes disciplinas.



Pretendemos, assim,  aliar / promover o prazer da leitura à descoberta do mar, sob a perspetiva literária, histórica, ambiental, científica e estética, de acordo com o nível, ano de escolaridade e especificidade dos alunos. 



Os alunos demonstraram interesse na temática revelando  motivação para a descoberta e aprendizagem do mar nas diferentes componentes.


Parece-nos que a semente está lançada para aprofundarmos saberes e tirarmos partido para realizar aprendizagens ativas e significativas em que o mar, os rios e os oceanos, entidades físicas e concretas, vão surgir animados pela força da palavra e das artes performativas.

A equipa da Biblioteca


terça-feira, 8 de março de 2016

Dia 8 de março - Dia internacional da mulher

 

MULHER

A mulher não é só casa
mulher-loiça, mulher-cama
ela é também mulher-asa,
mulher-força, mulher-chama

E é preciso dizer
dessa antiga condição
a mulher soube trazer
a cabeça e o coração

Trouxe a fábrica ao seu lar
e ordenado à cozinha
e impôs a trabalhar
a razão que sempre tinha

Trabalho não só de parto
mas também de construção
para um filho crescer farto
para um filho crescer são

A posse vai-se acabar
no tempo da liberdade
o que importa é saber estar
juntos em pé de igualdade

Desde que as coisas se tornem
naquilo que a gente quer
é igual dizer meu homem
ou dizer minha mulher

ARY DOS SANTOS



Um pouco de História...


 
O 8 de Março é lembrando no mundo inteiro como o dia internacional da mulher. Mas, qual a origem da data? Classicamente, divulgou-se que no dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.


Nos nossos dias...
continua-se a lutar para que todas as mulheres tenham um sorriso nos lábios e felicidade no coração . 
 
Votos de um bom dia!
A equipa da biblioteca

segunda-feira, 7 de março de 2016

Projeto "Ler é cool"

A Porto Editora e a Coolbooks, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Escola Virtual, lançaram um desafio às escolas, para incentivar os alunos a ler e estimular a leitura em suporte digital. Nós aceitámos o desafio.

Para te inscreveres, basta dirigires-te à BIBLIOTECA. Mãos à obra.

Tens acesso ao regulamento aqui.

Obras a ler no 2º ciclo:( Escolhe uma)


Sinopse:


Tudo começa quando os 4 Quadrantes vão passar uns dias de férias a uma pequena aldeia inserida no Parque Natural da Peneda-Gerês. Ali, junto à fronteira a norte de Portugal, usufruem de paisagens maravilhosas, conhecem as gentes sãs que habitam nas terras do Barroso, descobrem tradições de influência Celta, participam numa festa mágica e ainda ficam a conhecer a lenda de uma ponte que dizem ter sido feita pelo diabo.


Entretanto, algumas localidades próximas vivem assoladas por uma série de estranhos assaltos. Aquilo que, julgavam eles, não passaria de uma semana pacata transforma-se numa fascinante aventura! A Constança, a Ema, o Lucas, o Vicente, e o inseparável Sam não tardam a perceber que há matéria para investigação… Conseguirão os quatro amigos resolver este novo mistério?


Sinopse:


A maldição da porta de gelo é o primeiro título da coleção Aventuras de Flauto, sobre um rapaz normal que deseja intensamente viver as peripécias que tanto lê nos livros. Nesta sua primeira façanha, o protagonista vai encolher de tamanho e embarcar num universo paralelo, em auxílio do reino mágico de Vulka, que foi invadido pelo maléfico Drakon. Com um cuco a servir de guia neste mundo repleto de portais e segredos, Flauto cruza-se com criaturas incríveis que lhe ensinam valiosas lições, e outras terríveis, corrompidas pela sede de poder. 

Repleta de coragem, altruísmo, medos e alegria, esta é uma leitura imprescindível para jovens leitores ávidos de aventura.

Obras a ler no 3º ciclo:( Escolhe uma)

Prepara-te para o terror.


Sinopse:

Quando Raquel descobre que o seu novo espelho de corpo inteiro é um portal para um mundo onde todos os seus sonhos se tornam realidade, é difícil resistir à tentação de passar lá o tempo todo.
Mas, eventualmente, terá de voltar ao mundo real. Quando se começa a sentir cada vez mais fraca de cada vez que regressa, descobre que algo de errado se passa…
Raquel está prestes a descobrir o tenebroso preço que terá de pagar para viver todos os seus sonhos! 


Sinopse:

Numa festa de Halloween, Gustavo sugere aos amigos que joguem o Jogo da Meia-Noite. As regras são simples: evitar o Homem da Meia-Noite e nunca - nunca - deixar que as velas se apaguem!
Mas, quando a vela de Pedro se apaga e o Homem da Meia-Noite o apanha, este põe em prática o seu tenebroso feitiço: fazê-lo viver os seus maiores medos!
Atreves-te a jogar?

Bom trabalho!

O dia de S. Valentim na nossa escola


O "Dia de S. Valentim" comemorou-se na nossa escola, entre os dias 15 e 18 de fevereiro,  dinamizado pelo Grupo de educação especial em parceria com a biblioteca escolar e o grupo de expressões. As molduras  produzidas permitiram fotografias para todos os gostos: a pares, em grupo... o importante foi celebrar e registar o momento. Depois, o carteiro do amor entregou as mensagens aos destinatários que, timidamente, as receberam.
Viva o amor e viva o "Dia de S. Valentim"!


Um momento para recordar...


Escrevendo e reescrevendo as cartas de amor...


Quem serão os felizes contemplados?...


A D. Mariana, acompanhada por duas alunas entregaram as mensagens de amor aos destinatários.


Lembrando o grande Camões que também escreveu o amor aqui fica um excerto deste poema intemporal, para desfrutarem.



 (Na biblioteca poderás encontrar o poema integral).