segunda-feira, 20 de junho de 2016

Um autor de cada vez - "Alice Vieira"

Este mês, lançamos a biografia de uma escritora muito apreciada dos nossos leitores: Alice Vieira.
Trabalhou em vários programas de televisão para crianças e é considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil.
As suas obras foram traduzidas para várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o espanhola, o galego, o catalão, o francês, o húngaro, o holandês, o russo, o italiano, o chinês, o servo-croata e o coreano.

Prémios:
Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. 

Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e  jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.

Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projeção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.

Algumas das suas obras:











Para saberes mais:



sexta-feira, 10 de junho de 2016

10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas



Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de junho de 1580, data da morte de Camões.

Durante o Estado Novo, o 10 de junho era celebrado como sendo, apenas,  o Dia de Camões. O regime apropriou-se deste dia e atribuiu-lhe um sentido mais nacionalista e de comemoração coletiva histórica e propagandística.
A partir de 1963, o 10 de junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação de guerra e do poder colonial.
Até ao 25 de abril de 1974, o 10 de junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, título criado por Salazar.
Com uma filosofia diferente, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em 1978.
                                                                    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Portugal
                                                                                  
Brindemos à saúde, à felicidade e à prosperidade de Portugal!

Texto sobre o Dia Mundial da Criança

As crianças significaram, ao longo da existência da Humanidade, a garantia da continuação da espécie. Aliás, em consonância com o que se passava na Natureza.
A conceção e o nascimento de novas crianças garantia a continuação da linhagem familiar. O pai via-se no futuro através do seu filho.
A partir de finais do século XIV, nos meios mais abastados, urbanos, assistimos a uma nova relação entre a sociedade e a criança. Não é tanto uma nova afetividade mas mais uma preocupação e interesse em preservar a vida da criança, vista como um ser cada vez mais individualizado, logo único.



As primeiras disposições legais de proteção à primeira infância são conhecidas desde o século XVI e davam sinais sobre os direitos que cada um tinha de poder usufruir de uma vida plena, capaz de desenvolver todo o seu potencial de humanidade.
A Convenção Sobre os Direitos da Criança adotada em 20 de novembro de 1989 pela Nações Unidas aparece-nos, assim, como o culminar de um longo processo de reconhecimento da natureza humana, mas que está longe de ter terminado. Além de tudo o mais ainda existem dois países que não ratificaram a Convenção: Estados Unidos da América e Somália. Continuamos a assistir, todos os dias, ao martírio de milhares, centenas de milhares de crianças que são escravizadas, exploradas na guerra como soldados, roubando-lhes a sua meninice, fundamental para o desenvolvimento humano, morrem de fome, mendigam… À primeira crise a primeira vítima é uma criança.


O Dia Mundial da Criança, comemorado no dia 1 de junho, é a materialização de uma proposta efetuada pela Federação Democrática Internacional de Mulheres à ONU para que se criasse um dia mundial dedicado a todas as crianças do mundo. 


A ONU iniciou a luta pelos direitos das crianças logo em 1946, quando um grupo de países criou a UNICEF como a estrutura internacional de coordenação e de combate à pobreza e à fome que grassava em todo o mundo e que afeta(va) milhões de crianças em todo o mundo.

Encaremos este dia como um dia de luta e esperança num mundo melhor para as crianças o que é o mesmo que dizer para a Humanidade. 


Fernando Nunes
(Equipa da Biblioteca Escolar)

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Crianca
Sabes como tudo começou?
Sabes que o primeiro dia Mundial da Criança foi celebrado pela primeira vez em 1950? 

Tudo começou depois da II Guerra Mundial, em 1945, devido às más condições em que as crianças viviam nesse período pós-guerra. Nessa altura, os países da Europa e Oriente entraram em crise e as populações destes países viviam muito mal... em especial as crianças. 

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Esse dia foi celebrado pela primeira vez no dia 1 de Junho desse mesmo ano. 

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: 

- afecto, amor e compreensão; 
- alimentação adequada; 
- cuidados médicos; 
- educação gratuita; 
- protecção contra todas as formas de exploração; 
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais. 

A 20 de Novembro de 1959, estes direitos foram passados para o papel e foi legalmente aprovada a "Declaração dos Direitos das Crianças", um documento com um conjunto de leis sobre a proteção das crianças.

Obs: Se clicares na imagem vais ter à fonte de onde foram retiradas estas informações.