segunda-feira, 27 de março de 2017

Clube de Leitura-Pais e Filhos

Divulgamos o convite para os pais que estão inscritos no "Clube de Leitura-Pais e Filhos da Biblioteca de Santiago Maior".


Esta sessão vamos ter algumas surpresas...
Não falte!
A equipa da biblioteca escolar

quarta-feira, 22 de março de 2017

Dia Mundial da Água

Comemora-se no dia 22 de março o Dia Mundial da Água.


Esta data foi criada pela ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), em 1993, e visa "a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, abordando temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição". Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade. 
É dever de cada cidadão conservar a água, que é um bem precioso e um grande património mundial e é responsável por todo o equilíbrio do nosso planeta.


Neste dia, no âmbito do Projeto Ler+Mar, divulgámos o filme:


Como sugestões de leitura, propomos:




 A equipa da Biblioteca Escolar

domingo, 19 de março de 2017

19 de março - Dia do Pai

Hoje, dia 19 de março, comemora-se o Dia do Pai.




O Dia do Pai celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.
A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.

Sugestão de leitura para os pais e os filhos "lerem bem juntinhos”:

"As gravatas de meu pai", de Pedro seromenho


SINOPSE

Esta é a história de um menino que tinha pressa de crescer. Ele achava que, se usasse uma das gravatas do seu pai, se tornaria num senhor alto e importante! Por isso resolveu experimentá-las uma a uma, fossem estas felizes, preguiçosas, apaixonadas, aventureiras ou despistadas. Mas nenhuma condizia com aquilo que sentia.


Existe da Tua biblioteca!






A equipa da biblioteca deseja um feliz Dia do Pai!

Semana da Leitura 2017



Aconteceu em fevereiro... Sarau "Morrer de amor... na literatura"

Divulgamos o registo da atividade "Morrer de amor... na literatura", realizada  no âmbito da educação literária e educação para a cidadania (relações saudáveis), dirigida aos alunos do 3.º ciclo.
Sarau  aberto à comunidade dinamizado pelos alunos, apoiados e orientados pela equipa da biblioteca escolar, pelos professores de português, inglês, espanhol, educação física, serviço de mesa e educação especial.
Um agradecimento especial às famílias  e aos alunos que assistiram e participaram.

terça-feira, 14 de março de 2017

Aconteceu em fevereiro... " Ven a conmemorar "El dia de los enamorados"

Com o objetivo de promover a interdisciplinaridade e a promoção das literacias divulgando a língua e a cultura espanhola, através de uma ação articulada na implementação do currículo e no desenvolvimento pessoal e social dos alunos, em torno de temáticas dos seus interesses, a docente da disciplina de Espanhol em parceria com a equipa da Biblioteca Escolar, organizaram a atividade " Ven a conmemorar "El dia de los enamorados", no dia de S. Valentim.
Participaram todas as turmas de 6.º ano e as turmas do 8.º e 9.º ano que lecionam a disciplina de espanhol.
Para além de painéis informativos na biblioteca escolar sobre a origem do dia de S. Valentim, em ambas as línguas, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
·         O Amor em fotografia- Os alunos foram convidados a tirar uma fotografia com um (a) amigo (a) (s), utilizando os cenários montados.
·         La pared del Amor - Os alunos foram incentivados a escrever uma mensagem de amor, em espanhol,  num painel reservado para o efeito.
·         Karaoke – Os alunos participaram numa sessão de Karaoke com músicas em espanhol.

A equipa da biblioteca e a docente da disciplina de espanhol que animou as atividades, Cristina Mestre, agradecem a adesão à atividade e a disponibilidade demonstrada pelos alunos e professores.


sábado, 11 de março de 2017

Carolina Beatriz Angelo - Mulher coragem

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, recordamos Carolina Beatriz Ângelo, a pioneira na conquista do voto para as mulheres, tanto em Portugal, como em toda a Europa Central e do Sul. Assim sendo, Carolina marcou a História através da sua luta pela igualdade de direitos, tendo, nas eleições de 1911, conseguido o acesso ao voto.

Retrato restaurado por João Pena Fonseca - www.joaofonseca.com
Um pouco de história...


Médica, republicana e feminista, Carolina Beatriz Ângelo nasceu na Guarda, em 1877, tendo terminado o seu Curso na Faculdade de Medicina de Lisboa, no ano de 1902, facto este que, desde logo, a caracterizou como sendo revolucionária, progressista e inovadora, isto na medida em que, para além de ter sido, como já falámos, a primeira mulher a ter acesso ao voto, foi, de igual modo, a primeira dedicada à prática cirúrgica, tendo sido especializada em ginecologia.

Ao longo da sua vida, Carolina Beatriz Ângelo foi conciliando a sua atividade profissional com um desejo intenso de intervir política e socialmente na sociedade, tendo tido, como seria de esperar, um sucesso inigualável. Foi uma das principais ativistas da época, defensora dos direitos das mulheres, tendo lutado por causas como a emancipação das mulheres e o sufrágio feminino.
A sua militância em organizações deste género desenvolveu-se a partir de 1906, no Comité Português da Agremiação Francesa, La Paix et le Désarmement par les Femmes, tendo-se iniciado, no ano seguinte,  na Maçonaria - sociedade secretista associada à filosofia, ao progressismo e à filantropia - ano em que esteve, também, envolvida no Grupo Português de Estudos Feministas, cuja finalidade era a de propagar o movimento feminista, tornando as mulheres portuguesas informadas, através da edição de livros e folhetos. Em 1909, fundou, juntamente com outras mulheres, a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, defensora dos ideais republicanos, do sufrágio feminino, do direito ao divórcio, da instrução das crianças e de direitos e deveres iguais para homens e mulheres.

Na revolução de 5 de Outubro de 1910, foi ela quem colaborou na confeção das bandeiras hasteadas, cargo da qual foi encarregada por Miguel Bombarda. 


Bandeira içada no dia 5 de Outubro de 1910 na Câmara Municipal de Lisboa
Imagens do Livro "Heróis do Mar - História dos símbolos nacionais"
Já depois da Implantação da República, esteve envolvida na fundação da Associação de Propaganda Feminista, em Maio de 1911. Esta associação, que chegou a dirigir, teve origem na cisão da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, por questões relacionadas com a tolerância religiosa e o sufrágio feminino. No âmbito da Associação de Propaganda Feminista, projetou a criação de uma escola de enfermeiras, o que é referido como mais uma manifestação da sua preocupação com a emancipação das mulheres.

Entretanto, foi por volta desta altura que Carolina Beatriz Ângelo votou pela primeira vez, uma altura em que o direito de voto era concedido, exclusivamente, a cidadãos portugueses "chefes de família", com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever, o que levou a que Carolina Beatriz Ângelo, devido à ambiguidade da lei e ao facto de trabalhar, de ser viúva, e de ter, a seu cargo, uma filha, lutou, persistentemente, pela defesa do seu direito. Deste modo, votou no dia 28 de Maio de 1911, em Lisboa, para eleição dos deputados da Assembleia Constituinte, ato amplamente noticiado em Portugal e felicitado em diversos países do mundo pelas associações feministas. Porém, não se previa que este marco se voltasse a repetir, pois, em 1913, a lei eleitoral portuguesa foi alterada, consagrando o direito de voto, única e exclusivamente, a cidadãos portugueses do sexo masculino.
Foram passados mais de 60 anos, no Golpe de Estado de 25 de abril de 1974, que a lei foi, novamente, modificada, tendo a Legislação Portuguesa permitido a todas as mulheres o direito de voto.

Assim, podemos concluir que Carolina Beatriz Ângelo foi, sem dúvida, uma mulher que, ainda hoje, permanece na História não só de Portugal, mas também, de todo o globo, com um percurso interrompido pela sua morte prematura ocorrida quando tinha, apenas, 33 anos, no dia 3 de Outubro de 1911, devido a uma síncope cardíaca. Atualmente, encontra-se sepultada no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Para saberes mais:



Para os mais pequenos, aqui fica a sugestão de leitura - Obra de José Ruy com o apoio científico de João Esteves:



A Equipa da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher

 8 de março - Dia Internacional da Mulher

Salvador Dali, Woman at the Window at Figueres, 1926.

 Um pouco de história…

O 8 de Março é lembrado no mundo inteiro como o dia internacional da mulher. Mas, qual a origem da data? Classicamente, divulgou-se que no dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Nesse dia, centenas de mulheres, trabalhadoras de fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque, iniciaram uma marcha de protesto contra os salários baixos, as más condições de trabalho e o horário de trabalho obrigatório de 12 horas por dia!
 A polícia foi chamada e dispersou essa manifestação com enorme violência.

Naquela altura, as mulheres não tinham direitos quase nenhuns. Sabes que nem votar podiam? Por isso era impensável terem tido a coragem de se reunir e de protestar!

Imagem ilustrativa
É que hoje nós aceitamos que as mulheres e os homens devem ter as mesmas oportunidades e direitos, mas dantes não era assim...
Aliás, se pensares um pouco verás que ainda há muito a fazer para haver justiça, não é?

A data do “dia da mulher” surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Imagem ilustrativa

Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países do mundo, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.

Imagem ilustrativa
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Imagem ilustrativa
Nos nossos dias...
continua-se a lutar para que todas as mulheres tenham um sorriso nos lábios e felicidade no coração.


 Votos de um bom dia!
A equipa da biblioteca

terça-feira, 7 de março de 2017

Guião "A viúva e o papagaio"

Estás a trabalhar a obra " A viúva e o papagaio" de Virginia Woolf?

Clica na imagem e realiza um dos trabalhos que te propomos fazer.




Quando o concluires poderás entregá-lo à tua professora ou se preferires entrega-o aqui neste teu
espaço de aprendizagem: a Biblioteca:)
Bom trabalho!
A equipa da biblioteca